segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Refúgio Ecológico Caiman

Em uma fazenda no Pantanal sul-mato-grossense, encontra-se uma grandiosa pousada ecológica, que reúne excelente estadia, deliciosa gastronomia, perfeita interação com a natureza e a cultura da região.

  • descrição
  • fotos
  • informações adicionais
  • consulte
  • indique

Refúgio Ecológico Caiman

O Refúgio é um empreendimento pioneiro de ecoturismo no Pantanal sul-matogrossense. Localiza-se em uma fazenda de gado, a Estância Caiman, com 53 mil hectares no município de Miranda, a 236 km de Campo Grande.

Desenvolve, além do ecoturismo, atividades de pecuária extensiva e apoia projetos de pesquisa e conservação ambiental como o Projeto Arara Azul, o Projeto Onçafari e o Projeto Papagaio-Verdadeiro, em parceria com pesquisadores e universidades. Possui uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com cerca de 5.600 ha, onde são mantidas as características naturais do Pantanal. 

A Caiman também criou um Centro de Interpretação Ambiental, espaço cultural que tem por objetivo apresentar um panorama completo do ecossistema pantaneiro e uma belíssima linha do tempo da história do Brasil, incluindo o pantanal neste contexto. O visitante é conduzido por corredores onde são exibidas imagens da paisagem, fauna, flora e cultura pantaneira.

As Pousadas
O Refúgio Ecológico Caiman é formado por 02 pousadas, que oferecem o mesmo contato com a fauna, flora e cultura pantaneira. As pousadas mantêm o mesmo padrão de serviço com piscina, ar condicionado nos apartamentos, banheiros privativos com banho aquecido, sala de estar climatizada com SKY TV, DVD, bar e restaurante.
 
BAIAZINHA: Seu formato é de uma ave com as asas abertas e sua estrutura está sobre palafitas. Situada às margens de uma baía de águas transparentes, proporciona um ambiente de rara beleza e acolhedor aos seus hóspedes. Possui 06 apartamentos standard superiores. 

CORDILHEIRA: Construída com tijolos à vista e erguida sobre palafitas, integra-se perfeitamente à natureza que a rodeia. Situada às margens de uma mata nativa, chamadas no pantanal de cordilheiras, possibilita a seus hóspedes uma maior proximidade com a fauna pantaneira, que habitam em seus arredores. Possui 05 suítes bem amplas, com quarto, sala e varanda. 

Total de Apartamentos e Ocupação:
BAIAZINHA 06 APTOS STANDARD (SGL/ DBL) - Capacidade 12 pessoas
CORDILHEIRA 05 APTOS SUÍTE (SGL/ DBL) - Capacidade 10 pessoas

Atividades de Contemplação 
As atividades na Caiman começam bem cedo na manhã aproveitando a melhor parte do dia para observar a vida selvagem. Depois disso, os hóspedes retornam às pousadas para almoçar e descansar. Quando a tarde passa e a temperatura esfria, é hora de sair para um passeio à tarde, outro bom momento para ver o Pantanal e apreciar o maravilhoso pôr do sol local.

No sistema de reservas individuais a equipe de lazer estabelece quais as atividades regulares são realizadas durante a estadia, de acordo com as condições climáticas do Pantanal. A programação é informada no check-in. 

No sistema de Private Villas, os hóspedes podem escolher a programação de acordo com as atividades abaixo, com flexibilidade de horários.

Atividades Regulares:
Caminhadas nas trilhas pantaneiras: É o passeio que proporciona maior contato com o ambiente que está sendo visitado. 

Caiman Tour: é uma caminhada pelos arredores da sede principal, Base do Projeto Onçafari e Centro de Interpretação Ambiental. O destino final é a ponte do Paizinho, um dos locais mais tradicionais do Refúgio, aonde se realiza a observação dos jacarés. 

Safári Fotográfico: realizado em veículos especialmente adaptados, durante o safári, é possível observar as peculiaridades e contrastes da vegetação, assim como uma grande variedade de animais. 

Passeio de canoa canadense: é realizado nas baías da fazenda. Os hóspedes remam em canoas canadenses de três lugares e contemplam a vegetação e as aves aquáticas mais próximas. 

Focagem Noturna: oferece a oportunidade de se observar animais de hábitos noturnos. O ponto alto é quando se avistam os jacarés.

Jeep Safari: oferece um contato mais íntimo com a vida selvagem. Realizado em veículos 4x4 com adaptações para safári, proporciona aos hóspedes um contato mais próximo com os animais e acesso a diferentes áreas do Pantanal.

Importante:
- Todos os hóspedes deverão assinar um regulamento no check-in contendo as instruções e os riscos que as atividades envolvem e acordando em seguir as instruções passadas pelos guias (Caimaners e de campo).

- O Refúgio Ecológico Caiman reserva-se o direito de cancelar ou substituir qualquer atividade regular se as condições ambientais não forem favoráveis a sua realização.

Atividades Opcionais (custo extra):
Passeio de bicicleta: o Pantanal é muito plano, permitindo agradáveis passeios de bicicleta. Ao longo das estradas ou trilhas, o silêncio é a vantagem desta modalidade de transporte. Os circuitos e a distância variam de acordo com o perfil do grupo.

Observação de aves: Passeio especial para quem é interessado em observar ou fotografar aves, no ritmo necessário para a busca das mais raras e difíceis de serem observadas.

Caimaners e Guias de Campo 
Caimaners são guias especializados em fauna e flora pantaneiras, bilíngues (português/ inglês), que acompanham os hóspedes nos passeios informando, esclarecendo as dúvidas e apresentando curiosidades.

Além dos caimaners, as atividades também são acompanhadas pelos guias de campo, moradores da região, que conhecem profundamente o Pantanal. Dessa forma o aproveitamento dos passeios torna-se ainda melhor.

Pantanal
O Pantanal é um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil. Abriga a maior área úmida continental do planeta -  destaca-se pela riqueza da fauna, onde dividem espaço diversas espécies de peixes, mamíferos, e répteis, além de borboletas e aves. As chuvas fortes são comuns nesse bioma. Os terrenos, quase sempre planos, são alagados periodicamente por inúmeros corixos e vazantes entremeados de lagoas e leques aluviais. Na época das cheias estes corpos comunicam-se e mesclam-se com as águas do Rio Paraguai, renovando e fertilizando a região.


Horários: Check-in: 15h:00 / Check-out: 12h:00

* Os horários de check-in e check-out podem ser alterados conforme solicitação dos hóspedes e condições operacionais.


Como chegar:
A 236 km do Aeroporto Internacional de Campo Grande (capital).
*A Pousada Caiman oferece excelentes condições para receber aeronaves particulares, em pista de pouso própria e gramada, com 1400 m de extensão. Consulte.

Dicas e o que levar na mala:
- Roupas confortáveis e resistentes, sapatos confortáveis e trajes de banho;
- Chapéu ou boné, protetor ou bloqueador solar, óculos de sol com filtro UV;
- Repelente de insetos - o que deve ser levado durante as atividades; 
- Câmera fotográfica, cartões de memória, cabos e baterias; 
- Binóculos - extremamente útil durante as atividades. Pode ser alugado na recepção; 
- Capa de chuva e lanterna; 
- Ao visitar o Pantanal no período de junho a agosto, certifique-se de trazer casacos mais pesados, pois como frentes frias atingem o Pantanal muito de repente, a temperatura pode cair drasticamente.

Condições Climáticas:
O Pantanal é uma planície lisa, naturalmente aberta e sem grandes montanhas para bloquear as frentes frias. Por isso, a temperatura pode variar muito em um curto período.

O clima é usualmente quente, com temperatura média em torno de 26°C, mas podendo chegar aos extremos 40°C ou próximo a 0°C à noite. No verão, entre outubro e maio, época das chuvas, as terras são literalmente inundadas.

Melhor época para visitar:
De abril a agosto, a seca possibilita uma melhor observação da fauna. 
De janeiro a março, o Pantanal alagado convida a aventuras mais intensas.